__________________Universo Particular

31 agosto, 2006

Série DVd em casa - Crash


Crash, mostra preconceitos que de todas as formas fazem parte da vida em meio a sociedade, tememos aqueles que são 'diferentes', ignorando que, na realidade, somos todos iguais e que estas 'diferenças' são características superficiais, como a concentração de melanina na pele ou a crença em um Deus levemente diferente. E o que é pior: como somos condicionados desde a infância a reconhecermos estas diferenças [mesmo que com o objetivo de ignorá-la] lutar contra este condicionamento torna-se uma batalha constante e complexa.

Em um momento, podemos fazer um discurso apaixonado contra os estereótipos e o racismo e, no minuto seguinte, ao atravessarmos a rua para evitar um rapaz negro com aparência 'suspeita'. Mesmo uma vítima constante do preconceito pode manifestar suas próprias aversões sem perceber a triste ironia que isto representa.

O filme de Paul Haggis não discute apenas o preconceito, mas também uma de suas causas (e, simultaneamente, conseqüências): a violência absurda que ameaça a todos nos dias de hoje. Em certo momento, a personagem de Sandra Bullock desabafa: 'Eu sinto raiva o tempo todo!' – e é claro que ela se sente assim: como podemos manter a serenidade vivendo em uma sociedade na qual crianças, em vez de temerem o 'bicho-papão' ou o 'boi da cara preta', sentem medo de balas perdidas e estupradores?

Na minha opinião esse filme tem uma visão sensível sobre a natureza humana. Onde jamais saberemos de fato quem somos. Quantas e quantas vezes nos surpreendemos com nossas próprias atitudes em determinadas circunstâncias? Isso não nos transforma em vilões ou mocinhos, apenas em indivíduos que têm muito pouco tempo para compreender o que significa estar vivo e como podem ser afetados por todos que os cercam. E se não conseguimos enxergar com sensibilidade nem quem está ao nosso lado, como podemos esperar compreender o 'grande esquema' das coisas?

Pensa nisso tú também.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial